Saturday, August 31, 2013

Volatilidade cambial será crescente até as eleições, diz Gustavo Franco

Volatilidade cambial será crescente até as eleições, diz Gustavo Franco



Por Natalia Gomez


CAMPOS DO JORDÃO, São Paulo, 31 Ago (Reuters) – A volatilidade cambial deve ser crescente até as eleições presidenciais do ano que vem, não apenas pela incerteza do mercado em relação a política do Banco Central, mas também devido ao ambiente político e social mais tenso no país, avalia o economista Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central e presidente do conselho da Rio Bravo Investimentos.


“Daqui até as eleições o período será de crescente volatilidade nas duas direções”, disse durante o 6o Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais, em Campos do Jordão (SP).


Em sua visão, a insegurança sobre os fundamentos macroeconômicos no Brasil está estabelecida e torna os mercados financeiros mais sensíveis a qualquer fato novo. “Volatilidade é isso, uma hipersensibilidade ao noticiário.”


Segundo ele, o mercado não sabe quais são as prioridades do Banco Central e quais políticas serão usadas para atingí-las, e apenas uma clareza sobre estes assuntos poderia reduzir a volatilidade. Neste contexto, os fundos de investimento multimercado tendem a aumentar suas posições especulativas, enquanto as multinacionais aumentam as operações de hedge, afirmou.


Alem da política do BC, o cenário de incerteza é agravado pela proximidade com as eleições, que gera maior ansiedade, e pela tensão social que deve ocorrer no período da Copa do Mundo, a exemplo do que ocorreu em junho em meio à Copa das Confederações, quando uma onda de manifestações populares se alastrou pelo país, avalia o economista.


O ex-presidente do BC questionou o fato de a autoridade monetária ainda não ter usado recursos das reservas internacionais para atuar no mercado, já que este é um “instrumento mais forte” para conter a desvalorização do real.


Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, anunciado na sexta-feira, Franco fez uma avaliação positiva.


“O numero é bem-vindo e surpreendente diante dos indicadores que aconteceram antes”, disse. Por isso, ele acredita que o crescimento anual do PIB poderá ficar acima de 2 por cento, quando antes sua previsão era de que ficasse abaixo deste patamar.


Mesmo assim, o economista afirmou que o PIB trimestral ainda esta “magrinho” e não indica nenhuma transformação, mas apenas uma boa notícia.




Volatilidade cambial será crescente até as eleições, diz Gustavo Franco

Notícias de Política Econômica – Yahoo! Notícias



The post Volatilidade cambial será crescente até as eleições, diz Gustavo Franco appeared first on Internet Mercado Blog.




Volatilidade cambial será crescente até as eleições, diz Gustavo Franco

No comments:

Post a Comment