Friday, August 30, 2013

Turquia diz não ter dúvida de que Assad está por trás de ataque químico

Turquia diz não ter dúvida de que Assad está por trás de ataque químico



ANCARA, 30 Ago (Reuters) – O ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, disse nesta sexta-feira que as informações de inteligência colhidas por Ancara não deixam dúvidas de que as forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, foram responsáveis por um ataque com gás venenoso em Damasco na semana passada.


A Turquia disse anteriormente que está pronta para participar de qualquer ação internacional contra Assad, mesmo sem o patrocínio da Organização das Nações Unidas (ONU), e colocou suas Forças Armadas em alerta contra ameaças da Síria.


“Do nosso ponto de vista, baseados totalmente em nossa inteligência nacional e nas avaliações de nossos especialistas… não há dúvida de que o regime é responsável”, disse Davutoglu a jornalistas na capital Ancara.


Os Estados Unidos planejam divulgar uma versão não confidencial de sua avaliação de inteligência sobre o ataque com armas químicas nesta sexta-feira, disse uma autoridade norte-americana.


A França afirmou nesta sexta que ainda apoia uma ação para punir o governo de Assad pelo aparente ataque, apesar da decisão do Parlamento britânico contra um ataque à Síria, que representou um revés para os esforços liderados pelos Estados Unidos para realizar uma ação militar contra Damasco.


A Rússia se opõe enfaticamente a uma ação deste tipo e apoia a alegação do governo sírio de que rebeldes estiveram por trás do ataque.


A Turquia, que há muito tempo é uma das principais críticas de Assad, tem apoiado os rebeldes que lutam contra ele. O país gastou 2 bilhões de dólares para abrigar refugiados sírios, segundo o primeiro-ministro turco, Tayyp Erdogan.


(Reportagem de Gulsen Solaker)




Turquia diz não ter dúvida de que Assad está por trás de ataque químico

Notícias de Economia Internacional – Yahoo! Notícias



The post Turquia diz não ter dúvida de que Assad está por trás de ataque químico appeared first on Internet Mercado Blog.




Turquia diz não ter dúvida de que Assad está por trás de ataque químico

No comments:

Post a Comment