Friday, August 30, 2013

Decisão da ONU sobre Síria deve aguardar investigação, diz China

Decisão da ONU sobre Síria deve aguardar investigação, diz China



PEQUIM, 30 Ago (Reuters) – A China disse que o Conselho de Segurança da ONU não deve se apressar em agir contra o governo sírio enquanto inspetores internacionais não concluírem uma investigação sobre o suposto uso de armas químicas.


Em declarações divulgadas pela agência estatal de notícias Xinhua, nesta sexta-feira, o chanceler Wang Yi disse em telefonema ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que Pequim apoia plenamente uma inspeção livre e objetiva, isenta de pressões externas.


A oposição síria acusa as forças do presidente Bashar al-Assad de terem matado centenas de civis com um ataque de gás contra subúrbios rebeldes de Damasco, na semana passada. O governo diz que os rebeldes cometeram o ataque.


Uma equipe da ONU que já estava na Síria antes do incidente visitou os subúrbios atingidos e colheu amostras para a realização de exames. O grupo deixa a Síria no sábado, e em seguida deve apresentar suas primeiras conclusões sobre o ataque.


“Antes que a investigação descubra o que realmente aconteceu, todas as partes deveriam evitar prejulgar os resultados, e certamente não deveriam pressionar incisivamente o Conselho de Segurança a agir”, disse Wang a Ban, segundo a Xinhua.


O ministro acrescentou que a força militar não contribuirá para resolver a guerra civil síria, iniciada há dois anos e meio, e que essa opção ainda poderá causar mais turbulências no Oriente Médio. “Uma resolução política ainda é a única saída”, afirmou.


Em outras conversas, com o ministro alemão de Relações Exteriores, Guido Westerwelle, e com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Elaraby, Wang disse que os responsáveis pelo uso de armas químicas devem ser responsabilizados.


Ele disse também que é preciso agir com calma e moderação. “Adotar uma ação unilateral dificultará a solução da questão, e sua legalidade irá atrair dúvidas”, afirmou. “Todos os lados devem estar pedindo a paz e pressionando por negociações.”


Os EUA e seus aliados têm discutido abertamente nos últimos dias a possibilidade de realizar bombardeios aéreos para punir Assad pelo uso de armas químicas. Na quinta-feira, no entanto, autoridades norte-americanas admitiam não haver provas conclusivas de que o presidente ordenou pessoalmente o ataque com gás.


(Reportagem de Ben Blanchard e Michael Martina; Reportagem adicional de Jonathan Standing e Pete Sweeney, em Xangai)




Decisão da ONU sobre Síria deve aguardar investigação, diz China

Notícias de Economia Internacional – Yahoo! Notícias



The post Decisão da ONU sobre Síria deve aguardar investigação, diz China appeared first on Internet Mercado Blog.




Decisão da ONU sobre Síria deve aguardar investigação, diz China

No comments:

Post a Comment