Saturday, August 31, 2013

Papa nomeia novo secretário de Estado, número dois do Vaticano

Papa nomeia novo secretário de Estado, número dois do Vaticano



CIDADE DO VATICANO, 31 Ago (Reuters) – O Papa Francisco realizou neste sábado a indicação mais importante de seu pontificado até o momento, nomeando um diplomata veterano como seu secretário de Estado, primeiro-ministro do Vaticano e seu assessor chefe, um cargo que muitas vezes é chamado de “vice-papa”.


A indicação do Arcebispo Pietro Parolin coloca um fim na era do cardeal Tarciscio Bertone, que foi amplamente culpado por não ter evitado escândalos éticos e financeiros que marcaram o reinado de oito anos do ex-Papa Bento XVI, que renunciou ao cargo em fevereiro.


Parolin, um italiano de 58 anos, é atualmente o núncio (embaixador) na Venezuela e foi o vice-ministro de Relações Exteriores do Vaticano durante sete anos até 2009.


A escolha do Papa de seu secretário de Estado é importante porque define o tom da administração central do Vaticano, conhecida como Curia, além das missões diplomáticas ao redor do mundo.


Bertone, de 79 anos e que foi o secretário de Estado de praticamente todo o pontificado do Papa Bento, foi amplamente acusado de não vigiar o suficiente a Curia, que teve alguns de seus membros acusados de corrupção e favoritismo.


Um dos escândalos mais prejudiciais ao Vaticano sob Bertone foi o chamado “Vatileaks”, quando o mordomo do então Papa roubou documentos importantes sobre corrupção da administração pontífice e os entregou a meios de comunicação.


(Por Philip Pullella)




Papa nomeia novo secretário de Estado, número dois do Vaticano

Notícias de Economia Internacional – Yahoo! Notícias



The post Papa nomeia novo secretário de Estado, número dois do Vaticano appeared first on Internet Mercado Blog.




Papa nomeia novo secretário de Estado, número dois do Vaticano

No comments:

Post a Comment