Friday, August 30, 2013

Tendência de alta dos juros deve persistir, diz Pérsio Arida

Tendência de alta dos juros deve persistir, diz Pérsio Arida



CAMPOS DO JORDÃO, São Paulo (Reuters) – A política de aperto monetário do Banco Central deve persistir, com novas altas na taxa básica de juros, porque o Brasil esta crescendo mais do que poderia, avalia o sócio e membro do conselho do BTG Pactual, Pérsio Arida, que foi presidente do Banco Central e do BNDES.


“A trajetória contracionista do BC vai continuar por um tempo razoavelmente bom”, afirmou durante o 6o Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais, em Campos do Jordão. Na última quarta-feira, o BC elevou a taxa de juros pela quarta vez seguida para 9 por cento.


Segundo Arida, o país não tem possibilidades de aquecer sua economia de forma saudável porque o mercado de trabalho não tem estrutura para atender o avanço econômico e porque fatores como a superindexação do salário mínimo e a política fiscal expansionista pressionam a inflação para cima.


“Os motivos para a taxa de juro subir são cristalinos”, disse. Arida avalia que o desemprego deveria chegar a 6,5 a 7 por cento para permitir uma inflação estável, enquanto o avanço anual do PIB não poderia passar de 2 por cento.


Outro fator que pesa sobre a inflação e a desvalorização cambial, que ainda tem um “longo caminho a percorrer”, uma vez que as taxas de juros nos Estados Unidos devem subir, mas a trajetória de fato ainda não começou. “As taxas nos EUA devem chegar a 3 ou 3,5 por cento, mas isso ainda vai ocorrer, e as taxas de juros fazem overshooting (exageram) sempre.”


Segundo o sócio do BTG, a preocupação do governo em relação às eleições presidenciais favorece a trajetória contracionista do Banco Central. “A maior preocupação do governo é com a inflação, e pelo motivo errado, que é a eleição no ano que vem”, disse.


Arida defendeu que o cenário ideal seria uma política econômica que permitisse ao Banco Central reduzir os juros, com redução de gastos do governo e de impostos e mais investimentos.


Ele criticou a oferta de crédito subsidiado e a atuação agressiva dos bancos públicos no crescimento do crédito, pois isso “força os juros a serem mais altos do que poderiam ser”.


“Se um bloco da população tem acesso a taxas muito baixas, para outros tem que ser mais cara. Todos nós pagamos esta conta via taxas de juros mais altas”, afirmou.


Em meio à oscilação da Selic e ao avanço da inflação, a credibilidade do Banco Central está em franco declínio, segundo levantamento da consultoria Galanto, do Rio. A credibilidade da instituição caiu para menos de 10 por cento no mês passado, ante um pico de 90 por cento em 2007.


Mesmo com a alta do PIB acima do esperado no segundo trimestre, a Maua Investimentos revisou para baixo sua previsão para o PIB no terceiro trimestre, que era de alta de 0,1 por cento e passou para queda de 0,4 por cento, segundo Luiz Fernando Figueiredo, sócio da consultoria.


(Por Natalia Gómez)




Tendência de alta dos juros deve persistir, diz Pérsio Arida

Notícias de Política Econômica – Yahoo! Notícias



The post Tendência de alta dos juros deve persistir, diz Pérsio Arida appeared first on Internet Mercado Blog.




Tendência de alta dos juros deve persistir, diz Pérsio Arida

No comments:

Post a Comment