Saturday, August 31, 2013

Obama buscará apoio do Congresso para ataque contra Síria

Obama buscará apoio do Congresso para ataque contra Síria



WASHINGTON, 31 Ago (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste sábado que decidiu que o país deve adotar uma ação militar contra alvos do governo sírio, mas ressaltou que irá buscar a aprovação do Congresso norte-americano antes de fazê-lo.


A espera por decisão do Congresso provavelmente deve atrasar a ação norte-americana por pelo menos 10 dias.


Obama, em um discurso feito na Casa Branca, disse que havia autorizado o uso de força militar para punir a Síria por conta de um ataque com armas químicas realizado em 21 de agosto.


Segundo autoridades dos EUA, o ataque com armas químicas matou 1.429 pessoas.


Recursos militares para a realização de um ataque estão posicionados e prontos para avançar sob sua ordem, disse ele.


No entanto, em um reconhecimento a protestos de legisladores dos EUA e preocupações do povo norte-americano cansados de guerras, Obama acrescentou uma importante ressalva: ele quer que o Congresso aprove.


O Congresso está em recesso e não está programado para retornar ao trabalho até 9 de setembro.


“Hoje eu estou pedindo ao Congresso que mande uma mensagem ao mundo de que nós estamos prontos para agir como uma nação”, disse Obama.


A decisão de Obama foi uma grande aposta de que ele conseguirá ganhar a aprovação do Congresso a fim de lançar um ataque limitado contra a Síria para apoiar uma proibição internacional sobre o uso de armas químicas, salvaguardar os interesses da segurança nacional dos EUA e proteger seus aliados regionais como Turquia, Jordânia e Israel.


“Já há muito tempo eu acredito que nosso poder está enraizado não apenas na nossa força militar, mas no nosso exemplo como um governo do povo, pelo povo e para o povo”, disse Obama.


Sua decisão também representou uma mudança significativa em comparação com o que se esperava ser um ataque iminente contra alvos sírios. O presidente havia se preparado para agir unilateralmente após o parlamento britânico recusar-se a se juntar aos planos norte-americanos.


Guerras prolongadas e dispendiosas no Afeganistão e no Iraque deixaram o povo norte-americano relutante sobre se envolver em conflitos no Oriente Médio.


A maior parte dos americanos não quer que os Estados Unidos intervenha na Síria. Uma pesquisa Reuters/Ipsos feita nesta semana mostrou que apenas 20 por cento acreditam que os EUA devem agir. O número, no entanto, está acima dos 9 por cento observados na semana passada.


Obama tem amplos poderes legais para tomar uma ação militar, e reforçou que sentia ter a autoridade para lançar um ataque por sua própria iniciativa. Mas ele disse que queria que Congresso expressasse sua vontade.


(Por Roberta Rampton)




Obama buscará apoio do Congresso para ataque contra Síria

Notícias de Economia Internacional – Yahoo! Notícias



The post Obama buscará apoio do Congresso para ataque contra Síria appeared first on Internet Mercado Blog.




Obama buscará apoio do Congresso para ataque contra Síria

No comments:

Post a Comment