Thursday, August 29, 2013

Governo vai perseguir superávit primário menor em 2014

Governo vai perseguir superávit primário menor em 2014



BRASÍLIA, 29 Ago (Reuters) – O governo vai perseguir um superávit primário ajustado de 2,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014, abaixo dos 2,3 por cento previstos para este ano, conforme proposta de Orçamento apresentada nesta quinta-feira.


Em relação ao crescimento, o documento aponta para uma expansão de 4 por cento do PIB no último ano do mandato da presidente Dilma Rousseff, bastante mais otimista do que os 2,4 por cento previstos por economistas consultados para o boletim Focus, do Banco Central, desta semana.


A meta do superávit primário cheio –a economia feita para o pagamento de juros da dívida pública– é de 167,4 bilhões de reais, ou 3,2 por cento do PIB. Mas o governo trabalha com o cenário de abatimento de 58 bilhões de reais em gastos com investimentos e desonerações, indicando um superávit de cerca de 109 bilhões de reais, o equivalente a 2,1 por cento do PIB.


Os ministérios da Fazenda e do Planejamento projetam que a relação da dívida líquida do setor público encerrará o próximo ano em 33,9 por cento do PIB, mas não está claro se essa estimativa considera o superávit cheio ou o ajustado.


Sobre a inflação, o governo trabalha com um IPCA de 5 por cento no ano que vem.


PRIORIDADES


As prioridades do Orçamento do último ano da administração de Dilma são os gastos com programas sociais e investimentos públicos, que devem ser as bandeiras do projeto de reeleição da presidente.


O programa Brasil sem Miséria contará com 32,6 bilhões de reais, o Minha Casa Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) terão juntos 63,3 bilhões de reais. As áreas de Saúde e Educação terão 100,3 bilhões e 92,4 bilhões de reais, respectivamente, em verbas públicas em 2014.


O salário mínimo, que norteia as despesas com a Previdência Social, foi definido em 722,90 reais para o próximo ano, alta de 6,6 por cento sobre o atual.


Os investimentos das estatais federais, um importante vetor do investimento total do país, serão de 109,3 bilhões de reais no ano que vem, praticamente estável comparado a 2013, com a maior parte em projetos capitaneados pelas empresas dos grupos Petrobras e Eletrobras.


(Por Luciana Otoni)




Governo vai perseguir superávit primário menor em 2014

Notícias de Política Econômica – Yahoo! Notícias



The post Governo vai perseguir superávit primário menor em 2014 appeared first on Internet Mercado Blog.




Governo vai perseguir superávit primário menor em 2014

No comments:

Post a Comment