Friday, August 30, 2013

Arábia Saudita eleva prontidão militar por causa da Síria, dizem fontes

Arábia Saudita eleva prontidão militar por causa da Síria, dizem fontes



DOHA/CAIRO, 30 Ago (Reuters) – A Arábia Saudita, que apoia os rebeldes que lutam para derrubar o presidente sírio, Bashar al-Assad, aumentou seu nível de alerta militar em antecipação a um possível ataque ocidental na Síria, disseram fontes familiarizadas com o assunto nesta sexta-feira.


Os Estados Unidos pedem medidas punitivas contra o governo de Assad, em resposta a uma suspeita de ataque com armas químicas contra um subúrbio de Damasco em 21 de agosto, quando centenas de pessoas foram mortas.


O nível de prontidão defensiva da Arábia Saudita foi elevado para “dois” a partir de “cinco”, informou à Reuters uma fonte militar saudita que não quis ser identificada. “Um” é o mais alto nível de alerta.


“É uma necessidade, ninguém sabe o que vai acontecer”, disse a fonte.


A fonte disse que outros países da região, incluindo Jordânia, Turquia e Israel pareceram também elevar seu nível de prontidão militar.


Uma segunda fonte disse que a prontidão defensiva da Arábia Saudita tinha sido levantada na semana passada, o que fez com que todas as licenças de membros das Forças Armadas fossem canceladas.


As fontes não quiseram dar mais detalhes do que uma mudança no nível de alerta significa, mas analistas afirmam ser provável que algumas forças sejam deslocadas para as fronteiras.


No Kuweit, legisladores pediram a seu governo para informá-los sobre os planos de prontidão para lidar com as repercussões de um ataque contra a Síria, informaram os jornais locais.


O primeiro-ministro, o xeque Jaber al-Mubarak al-Sabah, realizou uma reunião de gabinete extraordinária na quinta-feira, informou a al-Watan.


O ministro do Interior, Sheikh Mohammad al-Hamad al-Sabah foi ordenado a tomar todas as medidas necessárias em caso de eventuais emergência resultantes dos ataques, segundo o jornal.


A Arábia Saudita, um importante aliado dos EUA, o Catar e outras potências muçulmanas sunitas apoiam os rebeldes, em maioria também sunitas, lutando contra Assad, que é da seita alauíta minoritária na Síria, um ramificação do islamismo xiita. Os rebeldes receberam reforços de jihadistas sunitas estrangeiros.


Assad conta com o apoio militar do Irã, do Hezbollah do Líbano e entre os xiitas iraquianos.


(Por Asma Alsharif e Amena Bakr)




Arábia Saudita eleva prontidão militar por causa da Síria, dizem fontes

Notícias de Economia Internacional – Yahoo! Notícias



The post Arábia Saudita eleva prontidão militar por causa da Síria, dizem fontes appeared first on Internet Mercado Blog.




Arábia Saudita eleva prontidão militar por causa da Síria, dizem fontes

No comments:

Post a Comment