Friday, August 30, 2013

Grã-Bretanha diz que revelações de Snowden prejudicam segurança e podem expor espiões

Grã-Bretanha diz que revelações de Snowden prejudicam segurança e podem expor espiões



Por Costas Pitas


LONDRES, 30 Ago (Reuters) – As revelações de um funcionário foragido da inteligência norte-americana prejudicaram a segurança nacional da Grã-Bretanha, e os dados que ele forneceu a jornalistas incluem informações que podem expor as identidades de espiões britânicos, disse uma autoridade do governo à Suprema Corte em Londres.


A autoridade disse que o brasileiro David Miranda, parceiro de um jornalista do jornal Guardian, carregava um hard-drive de computador contendo 58.000 documentos de inteligência altamente secretos quando foi detido no aeroporto de Heathrow no início deste mês.


O parceiro de Miranda, Glenn Greenwald, liderou a cobertura no Guardian das revelações de Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), sobre o programa de vigilância norte-americano e britânico de usuários de telefone e Internet.


Em uma declaração por escrito ao tribunal na audiência de sexta-feira, Oliver Robbins, vice-conselheiro da Segurança Nacional da Grã-Bretanha para Inteligência, Segurança e Resiliência, disse que as histórias da mídia sobre os documentos apreendidos de Miranda já tinham causado danos.


“Vale reiterar o ponto que danos reais já foram feitos à segurança nacional britânica pelas revelações da mídia”, disse.


“Uma preocupação em particular para o HMG (o governo britânico) é a possibilidade de que a identidade de um oficial da inteligência britânico possa ser revelada. É sabido que o material apreendido continha informações pessoais que permitiram que pessoal fosse identificado, inclusive os estacionados no exterior.”


Ele também disse que Miranda e outros tinham mostrado “uma decisão muito pobre nos arranjos de segurança” ao criarem senhas de fácil acesso para o material.


O advogado de Miranda, Gwendolen Morgan, acusou as autoridades britânicas de fazer “afirmações vagas e gerais sobre a segurança nacional”.


“ALEGAÇÕES INEXATAS”


Snowden provocou furor internacional quando disse a jornais em junho que a NSA estava explorando dados pessoais de usuários do Google, Facebook, Skype e outras empresas norte-americanas sob um programa secreto chamado de Prism. Podendo ser acusado de espionagem em seu país, ele obteve asilo temporário na Rússia.


A indignação entre defensores da privacidade e a mídia aumentou quando as autoridades britânicas usaram leis antiterrorismo para deter Miranda por nove horas quando ele parou em Heathrow em 18 de agosto no caminho para sua casa no Brasil, voltando de uma viagem feita para levar materiais entre Greenwald e um cineasta em Berlim.


O editor do Guardian, Alan Rusbridger, disse que Robbins fez “muitas alegações inexatas e sem substância”.


“O Guardian tomou cada decisão sobre o que publicar muito lentamente e cuidadosamente”, disse, acrescentando que ficou consternado pela “definição obscura que o governo fazia de terrorismo e jornalismo”.


Miranda, que voltou ao Brasil depois de ser libertado pelos oficiais, pediu ao tribunal de Londres para que emitisse uma liminar impedindo a polícia de examinar o material.


Mas o tribunal foi informado na sexta-feira de que advogados que o representavam e as autoridades britânicas tinham concordado em dar à polícia britânica e ao ministro do Interior até outubro –quando uma revisão será feita– para continuar examinando os dados apreendidos.




Grã-Bretanha diz que revelações de Snowden prejudicam segurança e podem expor espiões

Notícias de Economia Internacional – Yahoo! Notícias



The post Grã-Bretanha diz que revelações de Snowden prejudicam segurança e podem expor espiões appeared first on Internet Mercado Blog.




Grã-Bretanha diz que revelações de Snowden prejudicam segurança e podem expor espiões

No comments:

Post a Comment