Presidente diz que Itália precisa de continuidade e não de eleições contínuas
ROMA, 28 Set (Reuters) – O presidente italiano, Giorgio Napolitano, afirmou no sábado que o país precisa de um governo estável e não de mais eleições, depois que o primeiro-ministro, Enrico Letta, disse que se sentiu compelido a convocar um voto de confiança nesta semana que pode levar a uma nova eleição.
Meses de turbulência dentro da coalizão de Letta atingiram um pico na sexta-feira quando uma disputa com seus parceiros de centro-direita, o partido Povo da Liberdade (PDL), do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, acabou com um pacote vital de medidas orçamentárias.
As relações dentro da coalizão governista se deterioraram desde que Berlusconi foi condenado por fraude fiscal em agosto, e nesta semana parlamentares do PDL ameaçaram deixar o Parlamento se o ex-primeiro-ministro for expulso do Senado.
Letta, que foi forçado a voar de volta de Nova York na sexta-feira para lidar com a crise, disse a jornalistas que a ameaça era uma “humilhação, não a mim pessoalmente, mas à Itália”.
O diário La Stampa avaliou no sábado que o governo está “por um fio”.
Se o governo cair, Napolitano terá que convocar eleições para tentar levar a criação de uma nova coalizão. No sábado ele deu renovados sinais de que não quer novas eleições.
“Precisamos de um Parlamento que discuta e trabalhe, não de um que entre em colapso com frequência”, disse Napolitano em Nápolis, no sábado.
“Não precisamos de contínuas campanhas eleitorais, precisamos de continuidade de ações governamentais, decisões e de medidas para resolver os problemas deste país”, acrescentou.
Presidente diz que Itália precisa de continuidade e não de eleições contínuas
Notícias de Economia Internacional – Yahoo Notícias
Artigos Relacionados:
Partido de Berlusconi adverte sobre colapso de coalisão na… agosto 25, 2013 Por Catherine Hornby ROMA, 25 Ago (Reuters) – Membros do partido de centro-direita de Silvio Berlusconi advertiram abertamente, neste domingo, que poderiam derrubar o governo italiano caso seus aliados da coalisão de centro-esquerda votassem, no próximo mês, pela expulsão o ex-primeiro-ministro do parlamento. As relações entre o partido Povo da Liberdade (PDL) de Berlusconi e o Partido Democrata (PD) do primeiro-ministro Enrico Letta estão próximas ...
Crise política italiana se agrava; premiê Letta tem… setembro 27, 2013 NOVA YORK/ROMA, 27 Set (Reuters) – O primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, volta nesta sexta-feira à Itália após viagem a Nova York e enfrentará a ameaça de colapso do governo, após novas ameaças do partido de centro-direito do ex-premiê Silvio Berlusconi de abandonar a coalizão governista. Letta teria encontro com o presidente italiano, Giorgio Napolitano, para discutir a crise, que tem ameaçado o governo desde que ...
Presidente da Itália faz alerta contra eleição antecipada julho 24, 2013 ROMA, 24 Jul (Reuters) – Falando antes de o governo enfrentar um voto de confiança do Parlamento nesta quarta-feira, o presidente italiano, Giorgio Napolitano, alertou os políticos a não precipitarem eleições antecipadas, dizendo que a incerteza colocaria o país em risco. A coalizão incomum que governa a Itália, reunindo os tradicionais rivais de centro-esquerda e centro-direita, tem sido atormentada por divergências desde que Napolitano juntou ...
Governo italiano espera evitar crise política sobre… setembro 7, 2013 Por Giancarlo Navach CERNOBBIO, Itália, 7 Set (Reuters) – Os líderes do governo italiano expressaram neste sábado a esperança de que a frágil coalizão governista conseguirá evitar um colapso que poderia ameaçar as finanças do país e colocar em risco a confiança adquirida nos meses de dolorosas medidas de austeridade. “Estou confiante, acredito que não haverá uma crise”, disse a jornalistas o ministro da Economia, ...
Berlusconi dita o preço para preservar o governo da Itália agosto 2, 2013 Por Roberto Landucci ROMA, 2 Ago (Reuters) – O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi, condenado em última instância por fraude fiscal, condicionou nesta sexta-feira a permanência de seu partido na coalizão do governo italiano a uma reforma judicial. O partido de centro-direita Povo da Liberdade (PDL), de Berlusconi, formou há três meses uma desconfortável aliança com o centro-esquerdista Partido Democrático, do primeiro-ministro Enrico Letta. A ...
The post Presidente diz que Itália precisa de continuidade e não de eleições contínuas appeared first on Internet Mercado Blog.
Presidente diz que Itália precisa de continuidade e não de eleições contínuas
No comments:
Post a Comment