Monday, September 30, 2013

Premiê israelense pede que Obama mantenha sanções ao Irã

Premiê israelense pede que Obama mantenha sanções ao Irã



Por Matt Spetalnick e Jeff Mason


WASHINGRON, 30 Set (Reuters) – O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, fez um apelo ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta segunda-feira para que mantenha as sanções contra o Irã e até as amplie caso Teerã continue seus avanços na área nuclear durante uma nova rodada de negociações com o Ocidente.


Buscando acalmar as preocupações israelenses sobre o envolvimento diplomático dos EUA com o Irã, Obama disse que Teerã tem de provar sua sinceridade com ações, não somente com palavras, e prometeu manter todas as opções sobre a mesa, incluindo a possibilidade de uma resposta militar.


Netanyahu foi recebido na Casa Branca somente três dias depois de Obama e o novo presidente iraniano, Hassan Rouhani, conversarem por telefone no primeiro contato entre o mais alto nível dos dois países em mais de três décadas. O telefonema gerou esperanças de que o impasse sobre o programa nuclear iraniano entre Teerã e o Ocidente, que dura mais de uma década, seja resolvido.


Sinais de uma reaproximação entre Estados Unidos e Irã preocuparam Israel, que acusa o Irã de tentar ganhar tempo e amenizar as sanções internacionais para buscar o desenvolvimento de armas nucleares. O Irã nega que esteja trabalhando na direção de uma bomba atômica.


“De fato, é crença firme de Israel que se o Irã continuar a avançar em seu programa nuclear durante as negociações, as sanções devem ser fortalecidas”, disse Netanyahu quando estava sentado ao lado de Obama e elogiou o presidente norte-americano pela sua resposta até então à questão iraniana.


Obama disse estar pronto a testar a abertura de Rouhani, mas insistiu no “maior nível de verificação” da redução do programa nuclear iraniano antes de fornecer o que ele chamou de “alívio de sanções”. As sanções internacionais provocaram sérios danos à economia do Irã, especialmente ao setor de petróleo do país.


Apesar de Netanyahu ter pedido uma “ameaça militar crível” para forçar o Irã a ceder, Obama deixou claro que os EUA continuam abertos ao uso da força militar caso a diplomacia fracasse.


Israel ameaçou realizar ataques unilaterais contra instalações nucleares iranianas, mas parece pouco provável que siga por esse caminho num período de tempo previsível, enquanto os EUA, seu principal aliado, tenta a diplomacia com o Irã.


(Reportagem de Dan Williams e Jeff Mason)




Premiê israelense pede que Obama mantenha sanções ao Irã

Notícias de Economia Internacional – Yahoo Notícias



The post Premiê israelense pede que Obama mantenha sanções ao Irã appeared first on Internet Mercado Blog.




Premiê israelense pede que Obama mantenha sanções ao Irã

No comments:

Post a Comment