Cameron quer mudança radical de laços com UE e pode deixar acordo de direitos humanos
LONDRES, 29 Set (Reuters) – O primeiro-ministro britânico, David Cameron, intensificou seu discurso anti-União Europeia neste domingo ao exigir uma mudança radical dos laços do Reino Unido com o bloco e indicou a possibilidade de sair do principal tratado de direitos humanos do continente.
O tema Europa é dos grande obstáculos para a reeleição de Cameron em 2015. Ele está sob pressão de legisladores conservadores para conter a perda de apoio ao UKIP (sigla em inglês para Partido da Independência do Reino Unido), que defende uma saída imediata da UE.
Cameron disse que a UE terá que renegociar os seus tratados de fundação, uma ideia rejeitada por alguns membros, pois é tida como algo muito complicado e demorado.
“O meu objetivo é renegociar a nossa relação com a Europa, muito radicalmente”, afirmou o primeiro-ministro à BBC no início da conferência do seu partido, o Partido Conservador, em Manchester, no norte da Inglaterra. “Precisamos de uma renegociação de tratado. Estou convencido disso”.
Em janeiro, Cameron declarou que iria negociar a relação do Reino Unido com a UE e depois chamar um referendo no fim de 2017 sobre a permanência no bloco, desde que seja o primeiro-ministro vitorioso nas eleições de 2015.
A promessa foi vista como uma tentativa de agradar conservadores e de enfrentar o desafio representado pelo UKIP.
Cameron disse ainda que vai considerar abolir o Ato dos Direitos Humanos, que desde 2000 tornou a Convenção Europeia sobre Direitos Humanos obrigatória nos tribunais britânicos.
Embora a convenção não faça parte do sistema da UE, ela é constantemente trazida ao debate por céticos quanto à eficiência do bloco, que a usam como um exemplo da interferência externa na soberania da Grã-Bretanha.
(Por Peter Griffiths)
Cameron quer mudança radical de laços com UE e pode deixar acordo de direitos humanos
Notícias de Economia Internacional – Yahoo Notícias
Artigos Relacionados:
Premiê britânico vence votação simbólica por referendo… julho 5, 2013 LONDRES, 5 Jul (Reuters) – O primeiro-ministro britânico, David Cameron, ganhou uma votação parlamentar nesta sexta-feira para a realização de um referendo sobre o vínculo legal da adesão da Grã-Bretanha à União Europeia, mas sua vitória é em grande parte simbólica, pois não irá comprometer um futuro governo. Com baixo índice nas pesquisas antes das eleições de 2015, Cameron espera que seu apoio ao projeto ...
Reino Unido deporta clérigo suspeito de ligação com Bin… julho 7, 2013 Por William James e Suleiman Al-Khalidi LONDRES/AMÃ – Um clérigo muçulmano radical, chamado de “braço-direito de Osama Bin Laden na Europa”, foi deportado do Reino Unido para a Jordânia neste domingo, encerrando anos de esforços do governo britânico para mandá-lo de volta para casa, onde ele é acusado de terrorismo. Um comboio da polícia pegou o clérigo Abu Qatada em uma prisão de Londres depois ...
Ministro da Economia italiano vê reação limitada do… setembro 29, 2013 ROMA, 29 Set (Reuters) – O ministro da Economia da Itália minimizou o risco de que os mercados financeiros possam punir o país na abertura dos negócios na segunda-feira, depois de Silvio Berlusconi ter sacado seus ministros do gabinete e provocado uma crise governamental. A atitude de Berlusconi, tomada no sábado, derrubou na prática o governo do primeiro-ministro, Enrico Letta. “Acho que a incerteza quanto ...
Israel diz ter capturado espião iraniano com fotos da… setembro 29, 2013 JERUSALÉM, 29 Set (Reuters) – Israel anunciou neste domingo a prisão de um cidadão belga-iraniano, suspeito de espionar para o Irã. Segundo os israelenses, ele fotografou a embaixada dos Estados Unidos e pretendia estabelecer relações comerciais em Israel para dar cobertura a atos de espionagem. Israel e o Irã são fortes adversários. Israel, tido por muitos como o único país com poder nuclear no Oriente ...
Explosões abalam capital curda do Iraque; seis morrem setembro 29, 2013 ARBIL, Iraque, 29 Set (Reuters) – Seis pessoas foram mortas neste domingo em uma série de explosões na parte externa de um posto de segurança na capital do Curdistão, região normalmente pacífica e autônoma do Iraque, afirmaram fontes médicas e de segurança. Tiros puderam ser ouvidos após as explosões em Arbil, que feriram mais 36 pessoas, segundo fontes da cidade. Acredita-se que as vítimas sejam ...
The post Cameron quer mudança radical de laços com UE e pode deixar acordo de direitos humanos appeared first on Internet Mercado Blog.
Cameron quer mudança radical de laços com UE e pode deixar acordo de direitos humanos
No comments:
Post a Comment