Israel estuda assinar tratado que proíbe armas químicas, diz presidente
HAIA, 30 Set (Reuters) – O governo israelense vai estudar seriamente assinar o tratado internacional que proíbe armas químicas depois que a Síria anunciou que vai destruir seu próprio arsenal tóxico, disse o presidente de Israel, Shimon Peres, nesta segunda-feira.
Israel permanece como um dos seis países no mundo que não assinaram a Convenção de Armas Químicas de 1997, depois da adesão síria neste mês.
“Tenho certeza de que nosso governo irá analisar isso seriamente”, disse Peres a repórteres em Haia, a cidade holandesa que sedia a Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), que supervisiona a convenção.
Assim como com seu arsenal nuclear, Israel nunca admitiu publicamente ter armas químicas. O ministro da Inteligência, Yuval Steinitz, disse este mês que Israel estaria pronto para discutir a questão quando houvesse paz no Oriente Médio.
O papel de Peres como chefe de Estado é amplamente cerimonial, mas ele é uma figura influente no palco mundial e foi fundamental para transformar Israel em uma potência nuclear não declarada nos anos 1960.
Sob uma proposta russo-americana, a Síria se comprometeu a destruir seu arsenal de armas químicas dentro de nove meses. Acredita-se que a Síria tenha cerca de 1.000 toneladas métricas dos agentes nervosos sarin, mostarda e XV.
Uma equipe de inspetores de armas da Opaq seguirá para a Síria nesta semana para fazer um inventário dos estoques químicos e munições para determinar como e onde destruí-los.
A Síria passou décadas construindo seu programa de armas químicas, em grande parte para conter a superioridade militar de Israel no Oriente Médio.
Peres disse que a Síria só assinou a convenção quando se deparou com a ameaça de força militar, mas acrescentou que Israel iria de toda forma considerar um pedido do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para que todos os países assinassem o tratado.
As outras nações que não assinaram a convenção são: Mianmar, Egito, Angola, Coreia do Norte e Sudão do Sul.
(Reportagem adicional de Crispian Balmer em Jerusalém)
Israel estuda assinar tratado que proíbe armas químicas, diz presidente
Notícias de Economia Internacional – Yahoo Notícias
Artigos Relacionados:
Síria se torna membro pleno de convenção contra armas… setembro 12, 2013 NAÇÕES UNIDAS, 12 Set (Reuters) – A Síria se tornou um membro pleno do tratado global contra armas químicas nesta quinta-feira, disse o representante do país na Organização das Nações Unidas (ONU), uma medida que o governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, havia prometido como parte de um acordo para evitar ataques aéreos norte-americanos. “Legalmente falando, a Síria se tornou, a partir de hoje, um ...
Chanceler sírio diz estar pronto para aderir a tratado de… setembro 10, 2013 MOSCOU, 10 Set (Reuters) – O ministro das Relações Exteriores sírio, Walid al-Moualem, disse nesta terça-feira que Damasco estava comprometida com a iniciativa russa em que a Síria entregaria suas armas químicas e participaria de uma convenção que proíbe o seu uso. “Queremos aderir à convenção que proíbe as armas químicas. Estamos prontos para acatar as nossas obrigações de acordo com essa convenção, incluindo o ...
Síria diz que aderiu plenamente ao tratado contra armas… setembro 12, 2013 NAÇÕES UNIDAS, 12 Set (Reuters) – A Síria se tornou nesta quinta-feira membro pleno do tratado global contra armas químicas, disse o embaixador do país junto à Organização das Nações Unidas (ONU), uma decisão que havia sido prometida pelo presidente Bashar al-Assad como parte de um acordo para evitar bombardeios norte-americanos. Porém, vários diplomatas e um funcionário da ONU disseram à Reuters sob anonimato que ...
Organização antiarmas químicas deve começar inspeção… setembro 27, 2013 AMSTERDÃ, 27 Set (Reuters) – Especialistas do órgão internacional regulador de armas químicas vão começar a inspecionar o estoque de munição tóxica da Síria na terça-feira, de acordo com um projeto obtido pela Reuters. A proposta, que deve ser votada nesta sexta-feira, convida os membros da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) a fazer doações em dinheiro para a operação de destruição acelerada do arsenal da Síria. O conselho executivo de 41 membros ...
Acordo EUA-Rússia tem poder de tirar armas químicas da… setembro 15, 2013 JERUSALÉM, 15 Set (Reuters) – O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, garantiu publicamente a Israel neste domingo que o acordo que alcançou com o ministro das Relações Exteriores da Rússia sobre as armas químicas da Síria tem o poder de remover seu arsenal mortal. Falando a jornalistas depois de se reunir com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para discutir o acordo fechado ...
The post Israel estuda assinar tratado que proíbe armas químicas, diz presidente appeared first on Internet Mercado Blog.
Israel estuda assinar tratado que proíbe armas químicas, diz presidente
No comments:
Post a Comment