Impasse sobre impostos faz China apreender pombos belgas
BRUXELAS, 29 Set (Reuters) – Há penas por todos os lados, após autoridades chinesas apreenderem centenas de pombos-correio belgas, incluindo Bolt, o pombo mais caro do mundo, vendido por 310 mil euros no início deste ano.
Bolt foi solto junto com 400 pombos na última quinta-feira, mas outras 1.200 aves continuam retidas pelo governo chinês por conta de um impasse sobre a importação dos animais.
A embaixada belga em Pequim já iniciou negociações com os chineses para pleitear a soltura dos demais pássaros, disse o ministro das relações exteriores da Bélgica neste domingo.
As autoridades chinesas afirmam que as aves foram declaradas para a receita apenas nominalmente, o que significa que a China estaria perdendo passivamente em direitos de importação e impostos.
As taxas de importação correspondem a 10 por cento do valor, e em cima disso, ainda incide um imposto de 13 por cento. Isso corresponde a 75 mil euros apenas no caso do pombo-correio Bolt, avaliam os chineses.
Bolt, nomeado em homenagem ao velocista jamaicano e campeão olímpico Usain Bolt, é considerado o pombo mais caro do mundo porque foi criado pelo famoso columbófilo belga Leo Heremans, o maior especialista no assunto.
Em 2012, Bolt foi considerado o pombo-correio mais rápido da Bélgica, local onde este tipo de competição é tradicional e as regras são bastante precisas.
Mesmo campeão, ele foi leiloado em maio pelo site de leilões de pombos PIPA (abreviação de Pigeon Paradise, ou paraíso dos pombos, em português), e a transação foi aferida pelo chefe do PIPA, Nikolaas Gyselbrecht, que voou para Pequim para negociar com os chineses.
As autoridades chineses concordaram que o PIPA nada tinha a ver com o problema dos impostos e devolveu 401 aves para seus compradores depois que uma “quantia simbólica” foi paga, disse Gyselbrecht à Reuters.
O dirigente do PIPA disse que, para evitar o problema, o governo chinês poderia ter exigido uma enorme quantia relativa ao valor total das aves, estimado em mais de um milhão de euros.
(Por Barbara Lewis)
Impasse sobre impostos faz China apreender pombos belgas
Notícias de Economia Internacional – Yahoo Notícias
Artigos Relacionados:
China se volta ao sorgo dos EUA após esgotamento de cotas… setembro 10, 2013 PEQUIM, 10 Set (Reuters) – As grandes fábricas privadas de ração da China estão se voltando cada vez mais para o sorgo dos Estados Unidos, após utilizarem suas cotas anuais para importação de milho, grão preferido para a alimentação animal. As importações chinesas cada vez maiores devem aumentar os preços do sorgo ao longo dos próximos meses nos EUA, maior produtor mundial, que deve colher ...
Rei Albert 2o, da Bélgica, vai abdicar em favor do filho julho 3, 2013 BRUXELAS, 3 Jul (Reuters) – O rei belga Albert 2o disse nesta quarta-feira que abdicará e deixará o trono em favor de seu filho Philippe em 21 de julho, dizendo que se sentia muito velho para exercer bem todas as suas funções. “Acho que a minha idade e a minha saúde já não estão mais me permitindo realizar meus deveres como eu gostaria”, disse o ...
China recua em algumas regras de censura para filmes julho 17, 2013 PEQUIM, 17 Jul (Reuters) – O governo da China anunciou nesta quarta-feira que vai relaxar algumas restrições sobre as produções cinematográficas, em um pequeno passo para uma maior liberdade de expressão que foi recebido com cautela pelos cineastas chineses, para quem as autoridades vão continuar a manter um controle rígido. Os diretores de cinema chineses não serão mais obrigados a apresentar os roteiros às autoridades ...
China e Coreia do Sul pressionam Norte a negociar questão… junho 27, 2013 Por Ju-min Park e Sui-Lee Wee PEQUIM, 27 Jun (Reuters) – O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu nesta quinta-feira a homóloga sul-coreana, Park Geun-hye, como uma “velha amiga da China”, e concordou em pressionar a Coreia do Norte a aceitar novas negociações sobre a questão nuclear, no primeiro encontro entre ambos. Os dois assumiram seus cargos neste ano, e se mostram empenhados em conter o ...
Três chineses são assassinados na capital afegã agosto 10, 2013 Jessica Donati CABUL (Reuters) – Três cidadãos chineses foram encontrados mortos em um apartamento na capital do Afeganistão, de acordo com um comunicado emitido pela embaixada da China em Cabul e divulgado por uma agência de notícias estatal chinesa. O relatório disse que os três foram mortos na quinta-feira, mas não informou se as vítimas eram homens ou mulheres. A identidade das vítimas e o ...
The post Impasse sobre impostos faz China apreender pombos belgas appeared first on Internet Mercado Blog.
Impasse sobre impostos faz China apreender pombos belgas
No comments:
Post a Comment