Monday, September 2, 2013

França descarta voto parlamentar antes de ataque à Síria, diz deputada

França descarta voto parlamentar antes de ataque à Síria, diz deputada



Por Catherine Bremer e John Irish


PARIS, 2 Set (Reuters) – O governo francês não deve ceder aos apelos da oposição para que a Assembleia Nacional faça uma votação sobre a possível ação militar na Síria, disse na segunda-feira a política governista que comanda a comissão de assuntos exteriores do Parlamento.


O presidente François Hollande, socialista, quer punir o regime sírio de Bashar al Assad pelo suposto ataque químico contra civis em agosto, mas essa ação está num limbo por causa de empecilhos domésticos entre os dois principais aliados.


O Parlamento britânico rejeitou dar seu aval ao eventual ataque, e o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que buscará aprovação do Congresso antes de ordenar bombardeios. A hesitação de Obama foi ironizada pelas autoridades sírias como sendo um “histórico recuo norte-americano”.


A Constituição francesa permite que Hollande, como comandante-chefe das Forças Armadas, ordene o ataque sem autorização parlamentar, apenas notificando a Assembleia em um prazo de três dias. Só uma ação militar com duração superior a quatro meses precisaria de autorização.


Mas as pesquisas mostram que dois terços dos franceses se opõem à intervenção na Síria, e vários políticos conservadores, centristas e verdes defendem no fim de semana que o Parlamento realize uma votação especial.


“Numa situação complicada como esta, precisamos nos ater aos nossos princípios, em outras palavras, a Constituição, que não obriga o presidente a realizar a votação, nem mesmo um debate”, disse a veterana parlamentar socialista Elisabeth Guighou à rádio France Info.


“Não vejo que a realização de uma votação faça qualquer sentido politicamente”, acrescentou ela, observando que a França poderia cair na impraticável situação em que seu Parlamento autorizasse o ataque, enquanto o Congresso dos EUA o rejeitasse.


(Reportagem de Catherine Bremer e John Irish)




França descarta voto parlamentar antes de ataque à Síria, diz deputada

Notícias de Economia Internacional – Yahoo! Notícias



The post França descarta voto parlamentar antes de ataque à Síria, diz deputada appeared first on Internet Mercado Blog.




França descarta voto parlamentar antes de ataque à Síria, diz deputada

No comments:

Post a Comment