Por Jeff Mason e Mark Felsenthal
JOHANNESBURGO, 29 Jun (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, encontrou-se com a família do herói sul-africano anti-apartheid Nelson Mandela neste sábado e elogiou o político, gravemente doente, como uma das maiores figuras da história.
A saúde de Mandela, de 94 anos de idade, personagem admirado globalmente como um símbolo da luta contra a injustiça e o racismo, está dominando a visita de dois dias de Obama à África do Sul.
Mas Obama também enfrentou protestos por sul-africanos contra a política internacional norte-americana, especialmente ataques de drones (aeronaves não tripuladas).
A polícia atirou granadas de efeito moral neste sábado para dispersar centenas de manifestantes que se aglomeraram no exterior do campus de Soweto da Universidade de Johannesburgo, onde Obama discursaria a estudantes.
Obama, na África do Sul para a segunda parte de uma viagem pela África em que visitará três países, reuniu-se com parentes de Mandela para entregar uma mensagem de apoio, em vez de visitar diretamente o ex-presidente no hospital em que ele está internado há três semanas.
A reunião ocorreu no Centro de Memória Nelson Mandela, em Johannesburgo.
Obama disse a jornalistas após o encontro que também falou ao telefone com a esposa de Mandela, Graça Machel, que permaneceu ao lado de seu marido no hospital em Pretoria.
“Expressei minha esperança de que Madiba extraia paz e confronto do tempo que está passando com seus amados, e também expressei meu apoio sincero à família inteira enquanto enfrenta esse período difícil”, disse ele, usando o nome de clã Madiba, pelo qual Mandela é conhecido afetivamente.
Obama reúne-se com família Mandela; polícia dispersa manifestantes
Notícias de Economia Internacional – Yahoo! Notícias
The post Obama reúne-se com família Mandela; polícia dispersa manifestantes appeared first on Internet Mercado Blog.
Obama reúne-se com família Mandela; polícia dispersa manifestantes
No comments:
Post a Comment