Sunday, June 30, 2013

Forças de Assad batalham para fortalecer controle do centro da Síria

Forças de Assad batalham para fortalecer controle do centro da Síria



Por Khaled Yacoub Oweis


AMMAN, 30 Jun (Reuters) – Forças do presidente da Síria, Bashar al-Assad, atacaram rebeldes muçulmanos sunitas na cidade de Homs com artilharia aérea neste domingo, segundo dia de uma ofensiva para expandir o controle de grupos leais a Assad sobre a estratégica região central do país, disseram ativistas.


Eles afirmaram que rebeldes defendendo o centro antigo de Homs e cinco distritos sunitas adjacentes repeliram um ataque em terra das forças de Assad, mas relataram novos embates e mortes na cidade neste domingo.


A ofensiva acontece após constantes vitórias militares por forças de Assad, apoiadas por militantes do Hezbollah libanês, em vilarejos na província de Homs e em cidades próximas à fronteira com o Líbano.


O secretário de Relações Exteriores britânico, William Hague, disse que Assad precisa interrmoper sua “agressão brutal” a Homs. Países do Golfo, que apoiam os rebeldes, pediram que o Líbano impeça que “partidos” interfiram no conflito sírio, uma referência ao Hezbollah, que conta com o apoio iraniano.


Fontes da oposição e diplomatas afirmaram que o avanço de forças leais a Assad fortaleceram o cerco a Homs e protegeram uma estrada que conecta a região a fortalezas do Hezbollah no Líbano e a bases militares no território controlado por alauítas próximo à costa síria, principal ponto de entrada para armas russas que deram uma importante vantagem a Assad.


Pelo menos 100 mil pessoas foram mortas desde o início da revolta na Síria, em março de 2011, contra quatro décadas de domínio de Assad e seu falecido pai.




Forças de Assad batalham para fortalecer controle do centro da Síria

Notícias de Economia Internacional – Yahoo! Notícias



The post Forças de Assad batalham para fortalecer controle do centro da Síria appeared first on Internet Mercado Blog.




Forças de Assad batalham para fortalecer controle do centro da Síria

No comments:

Post a Comment