Friday, June 28, 2013

Disputa sobre túmulo divide família enquanto Mandela está hospitalizado

Disputa sobre túmulo divide família enquanto Mandela está hospitalizado



Por Yvonne Bell


MTHATHA, África do Sul, 28 Jun (Reuters) – Uma disputa entre facções da família de Nelson Mandela sobre onde deve ser o túmulo da família irá a julgamento nesta sexta-feira quando sua filha mais velha e mais de uma dúzia de familiares solicitaram uma liminar contra o neto de Mandela, Mandla.


A rádio estatal SABC disse que um tribunal em Mthatha ordenou que Mandla devolva os restos mortais de três filhos de Mandela da aldeia de Mvezo, onde o ícone anti-apartheid nasceu e onde Mandla é agora um influente chefe de tribo, para Qunu, vilarejo a 20 quilômetros de distância de onde Mandela, que está com 94 anos e em condições críticas no hospital, passou a maior parte de sua infância.


Os três corpos foram levados do cemitério da família de Mandela em Qunu há dois anos e reenterrados em Mvezo, onde Mandla, 39, construiu um memorial que muitos interpretaram como uma intenção de assegurar que Mandela seja enterrado lá.


A mídia local informou que a exumação ocorreu a mando de Mandla –oficialmente o patriarca do clã depois da morte de seu pai, Makgatho, em 2005– e sem o consentimento dos outros membros da família, incluindo Makaziwe, a filha mais velha de Mandela, que quer que o pai seja enterrado em Qunu.


Mandela nunca deu instruções detalhadas sobre seu funeral, mas ele manifestou o desejo geral para ser sepultado em Qunu, a 700 quilômetros de Johannesburgo, publicaram os jornais Mail e Guardian nesta sexta-feira.


O advogado Wesley Hayes, que representa Makaziwe e outros 15 parentes, confirmou à Reuters que os documentos foram arquivados em um tribunal regional de Mthatha contra Mandla mas se recusou a divulgar detalhes “por causa da sensibilidade do caso”.


O tribunal não estava disponível para dar detalhes do caso.


Entretanto, uma fonte legal que se recusou a ser identificada disse que um delegado esteve na casa de Mandla e fixou uma ordem judicial ordenando as exumações depois de não conseguir acesso. O porta-voz de Mandla, Freddy Pilusa, negou que a ordem foi recebida.


“Ele não recebeu nenhum documento e não está em uma posição para oferecer qualquer comentário”, disse Pilusa à Reuters.


(Reportagem adicional de Jon Herskovitz)




Disputa sobre túmulo divide família enquanto Mandela está hospitalizado

Notícias de Economia Internacional – Yahoo! Notícias



The post Disputa sobre túmulo divide família enquanto Mandela está hospitalizado appeared first on Internet Mercado Blog.




Disputa sobre túmulo divide família enquanto Mandela está hospitalizado

No comments:

Post a Comment