Monday, July 1, 2013

Snowden pede asilo à Rússia; Putin o manda parar de prejudicar os EUA

Snowden pede asilo à Rússia; Putin o manda parar de prejudicar os EUA



Por Alexei Anishchuk e Lidia Kelly


MOSCOU, 1 Jul (Reuters) – O norte-americano Edward Snowden, responsável por revelar programas secretos de espionagem dos EUA, pediu asilo político à Rússia, disse uma autoridade russa na segunda-feira, mas o presidente Vladimir Putin disse que ele só será aceito se parar de prejudicar os interesses de Washington, “por mais estranho que isso soe vindo dos meus lábios”.


A ativista Sarah Harrison, que viaja com Snowden, apresentou o pedido de asilo dele a uma autoridade consular russa na área de trânsito do aeroporto moscovita de Sheremetyevo, na noite de domingo, disse à Reuters o cônsul Kim Shevchenko, que trabalha no aeroporto.


O jornal Los Angeles Times disse, citando uma fonte não identificada da chancelaria russa, que Snowden se reuniu com diplomatas russos e lhes apresentou uma lista de 15 países aos quais gostaria de pedir asilo. A chancelaria e o Kremlin não se manifestaram de imediato sobre esse relato.


Snowden, ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional dos EUA, está há oito dias na área de trânsito do aeroporto russo. Putin reiterou na segunda-feira que a Rússia não tem intenção de entregá-lo aos EUA para que seja julgado por espionagem.


“A Rússia nunca entregou ninguém a lugar nenhum, e não pretende fazê-lo”, disse o presidente. Pela segunda vez em uma semana, Putin disse que as agências russas de inteligência não estão trabalhando com Snowden, de 30 anos, que fugiu dos EUA para Hong Kong antes de fazer as revelações.


“Se ele quer permanecer aqui, há uma condição: ele deve parar seu trabalho destinado a prejudicar nossos parceiros americanos, por mais estranho que isso soe vindo dos meus lábios”, disse Putin a jornalistas, ironizando sua própria tendência de confrontar os EUA.


Putin disse suspeitar que Snowden não irá parar de divulgar informações sigilosas, porque “ele se sente como um ativista dos direitos humanos”.


“Ele precisa escolher um país de destino e ir para lá. Infelizmente, não sei quando isso irá acontecer”, afirmou Putin, antes da divulgação da notícia sobre o pedido de asilo à própria Rússia.


Snowden já solicitou asilo ao governo esquerdista do Equador, mas o presidente desse país sul-americano, Rafael Correa, disse que o destino dele está nas mãos da Rússia, porque Quito só poderá analisar o pedido quando o fugitivo chegar ao Equador ou a uma das suas embaixadas.


O passaporte norte-americano de Snowden já foi revogado pelas autoridades dos EUA, e países do mundo todo sofrem pressão de Washington para não lhe conceder asilo.


Jornalistas presentes no aeroporto Sheremetyevo dizem não ver Snowden há dias , mas acredita-se que ele permaneça na área de trânsito.


(Reportagem adicional de Alissa de Carbonnel em Moscou, Mark Hosenball em Washington e Jeff Mason em Dar Es Salaam)




Snowden pede asilo à Rússia; Putin o manda parar de prejudicar os EUA

Notícias de Economia Internacional – Yahoo! Notícias



The post Snowden pede asilo à Rússia; Putin o manda parar de prejudicar os EUA appeared first on Internet Mercado Blog.




Snowden pede asilo à Rússia; Putin o manda parar de prejudicar os EUA

No comments:

Post a Comment