ROMA, 1 Jul (Reuters) – O papa Francisco escolheu a ilha Lampedusa, no sul da Itália, como destino de sua primeira viagem fora de Roma para mostrar solidariedade com dezenas de milhares de refugiados que a cada ano enfrentam uma perigosa jornada em frágeis barcos até lá, afirmou o Vaticano nesta segunda-feira.
A pequena ilha, o ponto mais ao sul da Itália, é a porta de entrada para a maioria dos imigrantes africanos que fogem de conflitos ou dificuldades econômicas a fim de entrar na União Europeia.
O Vaticano disse que Francisco estava “profundamente comovido” com a enxurrada de imigrantes e que o pontífice lançará uma coroa de flores ao mar em memória dos muitos que se afogaram nas águas ao redor da ilha, durante sua visita em 8 de julho.
O papa também se reunirá com grupos de imigrantes que fizeram a travessia e vai celebrar uma missa em um centro esportivo da ilha.
Um centro de detenção construído no local para abrigar 380 pessoas está há muito superlotado, e a situação da ilha tornou-se um símbolo da Europa e da Itália para aqueles que veem a imigração como fora de controle.
A população normal de Lampedusa, de cerca de 6 mil pessoas, tem sido muitas vezes superada em número pelos imigrantes que dormem em acampamentos improvisados espalhados pela ilha, que em tempos normais vive da pesca e do turismo.
Mais de 50 mil pessoas chegaram a Lampedusa em um pico causado pelos distúrbios no norte da África em 2011, e um clima favorável recentemente tem favorecido um novo aumento, na ordem das centenas, de imigrantes que chegam a cada semana, uma vez que o clima permite uma travessia menos arriscada.
(Reportagem de Naomi O’Leary)
Papa escolhe Lampedusa, reduto de imigrantes, como primeiro destino fora de Roma
Notícias de Economia Internacional – Yahoo! Notícias
The post Papa escolhe Lampedusa, reduto de imigrantes, como primeiro destino fora de Roma appeared first on Internet Mercado Blog.
Papa escolhe Lampedusa, reduto de imigrantes, como primeiro destino fora de Roma
No comments:
Post a Comment