Sunday, July 28, 2013

Condutor de trem que descarrilou na Espanha é liberado da custódia

Condutor de trem que descarrilou na Espanha é liberado da custódia



Por Tracy Rucinski


SANTIAGO DE COMPOSTELA, Espanha, 28 Jul (Reuters) – O condutor do trem espanhol que descarrilou matando 79 pessoas, foi libertado da custódia da polícia, na noite deste domingo, mas ainda enfrenta acusações criminais não especificadas, após prestar depoimento por duas horas perante um juiz, segundo relatos da mídia local.


Francisco Garzon, 52 anos, ficou sob desde um dia depois do acidente de quarta-feira, por suspeita de homicídio imprudente.


Os relatos da mídia citara fontes policiais e na Justiça, mas não especificaram quais seriam as acusações do juiz que interrogou Garzon. A condição para liberá-lo é que ele se apresente regularmente ao tribunal e que entregue seu passaporte, segundo as matérias nos veículos.


O experiente piloto estava viajando mais de duas vezes acima dos 80 km por hora permitidos em uma curva em direção à cidade de Santiago de Compostela, quando o trem descarrilou e bateu em um muro.


O número de mortos no pior desastre de trem da Espanha em décadas aumentou para 79 depois que uma pessoa ferida –a mídia local relatou que ela era uma mulher dos Estados Unidos– morreu neste domingo.


Setenta pessoas permanecem no hospital com ferimentos do acidente, que amassou o trem e incendiou alguns dos vagões. Destas pessoas, 22 estão em estado grave.


Depois do acidente, Garzon falou tanto com o centro de controle do sistema de trem e equipes de emergência, com o rosto coberto de sangue por ferimento na cabeça. Os jornais espanhóis informaram que as transcrições dessas comunicações mostram que ele reconheceu que ele estava indo rápido demais.


O ministro do Interior Jorge Fernandez, disse neste sábado não havia provas suficientes para acusar Garzon de homicídio imprudente.


Garzon, que foi liberado do hospital no sábado, mas permaneceu sob custódia da polícia, chegou ao principal tribunal de Santiago de Compostela às 6h15 do domingo, em um carro da polícia com janelas escuras.


Ele apareceu em uma audiência a portas fechadas com o juiz Luis Alaez, o juiz de instrução, que foi atribuído o caso.


Nem os advogados, nem os membros da família de Garzon puderam ser contatados para comentar o assunto.


O juiz Alaez vai investigar o caso e também vai analisar se o trem, as faixas ou o sistema de segurança que retarda os trens estavam com problemas.




Condutor de trem que descarrilou na Espanha é liberado da custódia

Notícias de Economia Internacional – Yahoo! Notícias



The post Condutor de trem que descarrilou na Espanha é liberado da custódia appeared first on Internet Mercado Blog.




Condutor de trem que descarrilou na Espanha é liberado da custódia

No comments:

Post a Comment