Monday, July 1, 2013

Alemanha diz que postura de “Guerra Fria” dos EUA seria inaceitável

Alemanha diz que postura de “Guerra Fria” dos EUA seria inaceitável



Por Stephen Brown e Annika Breidthardt


BERLIM, 1 Jul (Reuters) – A Alemanha afirmou nesta segunda-feira que a ampla espionagem norte-americana na Europa, se confirmada, representa um inaceitável comportamento herdado da Guerra Fria, algo incompatível com a confiança exigida entre dois parceiros que tentam criar uma nova área de livre-comércio entre os dois lados do Atlântico.


“Se for confirmado que representações diplomáticas da União Europeia e países europeus individuais foram espionados, vamos claramente dizer que grampear amigos é inaceitável”, disse Steffen Seibert, porta-voz da primeira-ministra alemã, Angela Merkel.


“Não estamos mais na Guerra Fria”, disse ele.


Seibert afirmou que o governo alemão se sentiu surpreso e “alienado” pelas denúncias e que transmitiu isso à Casa Branca. O porta-voz acrescentou que Merkel pretende conversar diretamente sobre o assunto em breve com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.


No mês passado, a revelação de que o governo dos EUA monitorava secretamente as comunicações telefônicas e digitais de milhões de pessoas já havia causado indignação na Europa.


Esse sentimento foi exacerbado no fim de semana, quando a revista Der Spiegel informou que a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA havia grampeado comunicações em escritórios da UE em Washington, Bruxelas e na Organização das Nações Unidas (ONU).


Defendendo essas atividades, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que a maioria dos governos usa “muitas atividades” para defender seus interesses.


Segundo a Der Spiegel, em um mês habitual a NSA monitora 500 milhões de telefonemas, e-mails e mensagens de texto na Alemanha, uma atividade muito mais intensa do que qualquer outro país.


A União Europeia exigiu explicações, e o ministério alemão de Relações Exteriores convocou o embaixador dos Estados Unidos para discutir a questão nesta segunda-feira, segundo autoridades.


Políticos da UE disseram que as discussões entre o bloco e os EUA para a criação da maior zona de livre comércio do mundo podem ficar ameaçadas. Seibert disse que a Alemanha deseja esse acordo, mas que a negociação deve ocorrer “em uma atmosfera de confiança e em um terreno de jogo nivelado”.


(Reportagem adicional de Michelle Martin e Gernot Heller)




Alemanha diz que postura de “Guerra Fria” dos EUA seria inaceitável

Notícias de Economia Internacional – Yahoo! Notícias



The post Alemanha diz que postura de “Guerra Fria” dos EUA seria inaceitável appeared first on Internet Mercado Blog.




Alemanha diz que postura de “Guerra Fria” dos EUA seria inaceitável

No comments:

Post a Comment