Sunday, October 6, 2013

Canto de sabiá incomoda moradores de São Paulo

Canto de sabiá incomoda moradores de São Paulo


Pássaro é a terceira maior causa de barulho na cidade, perdendo para buzina e trânsito





Numa metrópole tão barulhenta como São Paulo, quem poderia imaginar que um sabiá causaria transtornos para a população. O designer Gilberto trabalha em uma agência de publicidade que fica bem do lado de um pomar, no bairro do Brooklin, na zona sul da cidade.




Por causa do canto de um sabiá-laranjeira, Gilberto não conseguia mais se concentrar e protestou na internet. Ele reclamou que “passa o dia inteiro ouvindo o som de um piado constante e repetitivo que chega a incomodar”.




— Ele canta três acordes e fico o dia inteiro martelando isso. É insuportável.




O sabiá é a terceira maior causa de barulho na cidade de São Paulo, perdendo apenas para a buzina do carro e o ruído de trânsito. O pássaro, que pode ser ouvido com até 75 metros de distância,também incomoda as pessoas com insônia, especialmente porque a cantoria começa muito cedo.




Trânsito barulhento aumenta risco de derrame, diz estudo




Solange, moradora do bairro Vila Guaraú, na zona oeste de SP, não consegue dormir a noite inteira por causa do bichinho. Como o pássaro começa a cantar às 3h, o filho Bruno prefere dormir na casa da namorada para não perder o sono.




— Como eu consigo dormir com um barulho desses, gente? É todos os dias.




Vizinhos que morreram após briga por causa de barulho discutiam frequentemente, dizem testemunhas




Johan Dalgas Frisch, conhecido também como o senhor dos pássaros, um dos grandes estudiosos de aves no País, explica o motivo do sabiá cantar tão cedo.




— Quando nasce o filhote, o pai precisa ensinar o canto para o filho. Então, ele vem no escuro, exatamente entre 3h e 5h, e canta a dois, três, cinco metros do ninho. O que incomoda mais não é só a altura [do som], é que ele não para de cantar.




Frisch explica que durante o dia o sabiá não se afasta do ninho por nada, porque os predadores estão mais atentos. Apesar de o sabiá incomodar muita gente, ele agrada o ouvido dos apaixonados por pássaros, como é o caso de Cláudia Nunes. Há 24 anos ela prepara um banquete para o bichinho, com banana, mamão, maçã e semente de girassol.




— Eu me sinto muito feliz, nasci no dia da ave, dia dos pássaros. E viva os pássaros!



Canto de sabiá incomoda moradores de São Paulo

R7 – São Paulo

Do R7, com Domingo Espetacular



The post Canto de sabiá incomoda moradores de São Paulo appeared first on Internet Mercado Blog.




Canto de sabiá incomoda moradores de São Paulo

No comments:

Post a Comment