Atiradores matam 5 soldados perto do Canal de Suez; explosão mata 2 no Sinai
Por Shadia Nasralla
CAIRO, 7 Out (Reuters) – Homens armados mataram cinco soldados nesta segunda-feira perto de Ismailia, cidade egípcia que fica às margens do Canal de Suez, segundo fontes de segurança. Em outro incidente, uma explosão atribuída a um carro-bomba deixou dois mortos e 48 feridos no sul da península do Sinai.
No domingo, dezenas de pessoas morreram em confrontos envolvendo forças de segurança, partidários da Irmandade Muçulmana e seus oponentes, num sinal da fragilidade da situação de segurança desde que o Exército depôs o presidente islâmico Mohamed Mursi, em julho.
Em entrevista publicada na segunda-feira, o comandante do Exército, general Abdel Fattah al-Sisi, disse que desde fevereiro vinha alertando Mursi de que seu governo havia fracassado, o que levaria cinco meses depois à deposição do primeiro presidente eleito livremente na história egípcia.
A tensão política no Egito desde a deposição de Mursi pelos militares tem assustado os investidores estrangeiros e prejudicado o turismo, um pilar da economia nacional. Não há sinal de reconciliação possível entre a Irmandade Muçulmana e o governo instalado pelos militares.
Ataques às forças de segurança têm se tornado comuns nos últimos meses, especialmente no Sinai. Em 15 de setembro, um porta-voz militar estimou que mais de cem policiais e militares já haviam sido mortos por militantes inspirados pela Al Qaeda.
No incidente da segunda-feira, soldados foram alvejados quando estavam sentados em um carro perto do canal de Suez, rota estratégica para a navegação comercial global.
No incidente mais ousado do dia, militantes atiraram uma granada de propulsão contra a sede de uma TV estatal transmitida via satélite, no bairro de Maadi. Duas pessoas ficaram feridas, segundo as fontes de segurança.
O domingo foi um dos dias mais sangrentos no Egito desde que os militares depuseram Mursi. Na segunda-feira, o número de mortos pelos confrontos chegou a 53, segundo a imprensa estatal, mas as ruas voltaram à calma.
(Reportagem adicional de Yasmine Saleh)
Atiradores matam 5 soldados perto do Canal de Suez; explosão mata 2 no Sinai
Notícias de Economia Internacional – Yahoo Notícias
Artigos Relacionados:
Militares do Egito patrulham Canal de Suez, dizem fontes julho 26, 2013 ISMALIA, Egito, 26 Jul (Reuters) – Aviões militares egípcios patrulharam o Canal de Suez Canal na sexta-feira para garantir que o trânsito de embarcações não será interrompido durante o dia de protestos de opositores e apoiadores do presidente deposto Mohamed Mursi, disseram forças de segurança. Um oficial que trabalha para a administradora do Canal de Suez Canal disse que o movimento está normal, sem interrupções ...
Explosões no Egito matam 4 perto de fronteira com Israel agosto 9, 2013 CAIRO, 9 Ago (Reuters) – Quatro militantes islâmicos foram mortos em uma explosão na cidade egípcia de Rafah, ao sul, perto da fronteira com Israel, nesta sexta-feira, informaram fontes de segurança do Egito. Fontes de segurança no Sinai disseram à Reuters que Israel realizou um ataque com mísseis contra jihadistas armados, matando quatro deles, depois de descobrir que eles haviam planejado disparar foguetes contra Israel. ...
Homens armados matam 3 policiais egípcios no Sinai setembro 30, 2013 Por Maggie Fick CAIRO, 30 Set (Reuters) – Homens armados mataram três policiais na instável região egípcia da Península do Sinai, nesta segunda-feira, disseram fontes da área de segurança, e um grupo militante islâmico divulgou um vídeo de um ataque anterior contra um coronel do Exército. Fontes de segurança confirmaram que homens armados mataram o coronel, identificado como Mohamed al-Komi, em 14 de agosto, em ...
Homens armados matam 24 policias egípcios em emboscada no… agosto 19, 2013 Por Alistair Lyon e Asma Alsharif CAIRO, 19 Ago (Reuters) – Supostos militantes islâmicos mataram pelo menos 24 policiais egípcios nesta segunda-feira na península do Sinai, onde os ataques contra as forças de segurança têm se multiplicado desde que o Exército derrubou o presidente Mohamed Mursi em 3 de julho. Três policiais também ficaram feridos no ataque com granadas e metralhadoras perto da cidade de ...
Atiradores matam 13 policiais e soldados em ataques no… julho 24, 2013 24 Jul (Reuters) – Militantes emboscaram um microônibus transportando soldados iraquianos e abriram fogo em um ataque separado contra um posto de controle no norte do país, matando no total pelo menos 13 pessoas nesta quarta-feira, disse a polícia. Nove policiais foram mortos no ataque contra uma base de controle em Shura, 50 quilômetros ao sul de Mosul, a terceira maior cidade do Iraque e ...
The post Atiradores matam 5 soldados perto do Canal de Suez; explosão mata 2 no Sinai appeared first on Internet Mercado Blog.
Atiradores matam 5 soldados perto do Canal de Suez; explosão mata 2 no Sinai
No comments:
Post a Comment